Skip to main content
Notícias

Vinhos de Portugal, agora, para todo o Brasil

Getting your Trinity Audio player ready...

Imaginem um país que tem as maiores audiências de lives no mundo e que também lidera o ranking mundial de transmissões ao vivo no Youtube. Agora pensem também que, nesse mesmo país, as vendas online de vinhos cresceram mais de 30% e houve um aumento de 60% no número de novas lojas virtuais especializadas na bebida. O Brasil do período de isolamento social é o ambiente perfeito para eventos digitais sobre vinhos. E o maior (e melhor) deles já tem data marcada: o Vinhos de Portugal acontecerá de 23 a 25 de outubro.

Neste 2020 em que a pandemia do novo coronavírus impede viagens e encontros presenciais, o evento de vinhos portugueses realizado pelos jornais O GLOBO, “Valor Econômico” e “Público” fará a sua primeira edição virtual e, com isso, terá alcance nacional. Serão três dias de lives reunindo os melhores produtores de Portugal. No comando das provas estarão críticos brasileiros e portugueses: Jorge Lucki, do “Valor Econômico”; Manuel Carvalho, do “Público”; Luís Lopes e Rui Falcão; e Dirceu Vianna Júnior, único Master of Wine de Língua Portuguesa. Os consumidores terão a chance de ouvir 62 produtores portugueses falarem sobre os seus novos vinhos em conversas descontraídas com os críticos.

Dão. Lígia Santos, da Caminhos Cruzados, está entre os 62 produtores que participarão do evento virtual Foto: Divulgação
Dão. Lígia Santos, da Caminhos Cruzados, está entre os 62 produtores que participarão do evento virtual Foto: Divulgação

E já que a proximidade física não é possível, o Vinhos de Portugal levará o mundo real dos produtores portugueses até as casas dos consumidores brasileiros. Enquanto você lê essa matéria, uma equipe está viajando de Norte a Sul de Portugal filmando e fotografando as quintas e herdades participantes do evento. Desta viagem nascerá uma plataforma digital que será a porta de entrada para os brasileiros conhecerem cada produtor: os vinhos inscritos, as fichas técnicas, a história da quinta ou herdade e onde comprar os vinhos no Brasil. Nenhum país do mundo têm todas estas informações de produtores de vinhos reunidas em um só lugar. A plataforma estará disponível a partir de setembro, o mesmo mês em que será iniciada a venda de ingressos.

E já que falamos neles, é importante saber que consumidores de todo o Brasil poderão comprar bilhetes para o evento e participar das conversas e provas. Quem mora no Rio ou em São Paulo terá também a opção de adquirir ingressos com os vinhos que serão degustados nas provas. Nesse caso, receberá as garrafas em casa junto com uma gift box com surpresas do Vinhos de Portugal.

Mas as novidades não param aí. Entre os 62 produtores inscritos para o evento, 15 participam pela primeira vez do Vinhos de Portugal. São eles: Loyalty Wine Family, produtor no Douro, Alentejo e Lisboa, cujos rótulos homenageiam cães lendários; Fita Preta, de Antonio Maçanita, produtor do Alentejo que recolocou os Açores no mapa dos vinhos; Herdade do Rocim, que faz vinhos na talha, uma tradição romana com mais de 2 mil anos; Quinta dos Roques, um projeto familiar no Dão; Quinta Alta, da brasileira Fernanda Zuccaro, que faz vinhos no Douro; ManzWines, do brasileiro André Manz, único a fazer vinhos com a casta jampal em Cheleiros, perto de Lisboa; e Adega Mayor, a primeira de autor em Portugal, cuja sede é de autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira.

Também participam pela primeira vez Caves Campelo, Vinhos do Norte e Garantia das Quintas, três produtores na região dos Vinhos Verdes; Boas Quintas, produtores nas regiões de Dão, Bucelas, Setúbal, Alentejo, Douro e Porto; Quinta da Pacheca, cujo hotel é o único onde se pode dormir em barricas; Ségur, que reúne Quinta do Sagrado, Encostas de Estremoz e Roquevale; Odisseia Wines, projeto pessoal do francês Jean-Hugues Gros, que trabalha no Douro desde 1999; e Soito Wines, produtores no Dão.

A programação inclui 15 provas de vinhos, quatro delas serão provas especiais com o próprio autor.

Celebração. Luís Pato, produtor na Bairrada, vai comemorar os 40 anos de seu primeiro vinho em prova especial Foto: Bruno Agostini / Agência O Globo
Celebração. Luís Pato, produtor na Bairrada, vai comemorar os 40 anos de seu primeiro vinho em prova especial Foto: Bruno Agostini / Agência O Globo

Luís Pato, produtor incontornável da Bairrada, irá comemorar os 40 anos de seu primeiro vinho em prova com Dirceu Vianna Júnior. O “senhor Baga” apresentará quatro vinhos: dois brancos e dois tintos. Pela primeira vez no evento, João Portugal Ramos, produtor do Alentejo, mostrará o seu icônico Marquês de Borba em prova ao lado de Jorge Lucki. O crítico do “Valor Econômico” também estará na prova especial com Sandra Tavares e Jorge Serôdio Borges, casal que comanda a Wine and Soul. Será a primeira vez em que eles apresentarão juntos os seus vinhos aos consumidores. Sandra e Jorge costumam viajar separados, já que um deles sempre fica em Portugal com os filhos. Lucki também estará na prova de quatro vinhos da Tapada do Chaves, que tem algumas das vinhas mais antigas do Alentejo, ao lado de Pedro Baptista, o enólogo que também faz o Pêra Manca, da Adega Cartuxa.

Enólogo. Pedro Baptista, que também faz o Pêra Manca, vai apresentar os vinhos da alentejana Tapada do Chaves Foto: Divulgação
Enólogo. Pedro Baptista, que também faz o Pêra Manca, vai apresentar os vinhos da alentejana Tapada do Chaves Foto: Divulgação

Haverá ainda uma prova gratuita de azeites guiada pelas jornalistas Luciana Fróes (O GLOBO) e Alexandra Prado Coelho (“Público”) com Ana Carrilho, especialista em azeites da Herdade do Esporão.

Com tantas novidades à vista, agora é anotar as datas do evento na agenda, esperar setembro chegar para escolher os ingressos e se programar para mais uma edição do Vinhos de Portugal.

Vinhos de Portugal é uma realização dos jornais O GLOBO, “Público” e “Valor Econômico”, com parceria de Vinhos de Portugal, apoio de Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Comissão Vitivinícola do Alentejo, Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal e Associação Portuguesa de Cortiça (APCOR), participação de Comissão Vitivinícola do Dão e Azeites Esporão, e curadoria de Out of Paper.

Deixe um comentário