Skip to main content
Notícias

Pré-candidatos a prefeito do Rio nas eleições de 2024: veja a lista

Getting your Trinity Audio player ready...

Muitos partidos já lançaram seus pré-candidatos para a eleição que vai definir o prefeito do Rio de Janeiro entre 2025 e 2029, marcada para 6 de outubro.

Atualmente, a lista conta com 10 pré-candidatos oficiais, incluindo Eduardo Paes (PSD), que tentará a reeleição, que o levaria ao 4º mandato à frente do executivo da capital fluminense.

Veja abaixo quem são os concorrentes até aqui.

Otoni De Paula (MDB)

O deputado Otoni de Paula (MDB-RJ) durante reunião de comissão da Câmara — Foto: Billy Boss/Agência Câmara

O deputado Otoni de Paula (MDB-RJ) durante reunião de comissão da Câmara

Otoni Moura de Paulo Junior, de 48 anos, está em seu segundo mandato como deputado federal. Na eleição de 2022, ele foi o 7° mais votado do RJ, com 158.507 votos.

Pastor evangélico e cantor gospel, o pré-candidato nasceu em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, e ingressou na política em 2003. Além do MDB, Otoni já foi filiado ao PSDC, PEN e PSC. Ele teve seu primeiro cargo eletivo em 2016, quando foi vereador do Rio.

De Paula foi líder do governo Bolsonaro na Câmara. Em junho de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, tornar o deputado réu por difamação, injúria e coação. O pré-candidato será julgado por conta de vídeos com ataques e ofensas ao ministro Alexandre de Moraes.

Alexandre Ramagem (PL)

Alexandre Ramagem foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro em 2022 — Foto: Adriano Machado/Reuters

Alexandre Ramagem foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro em 2022 — Foto: Adriano Machado/Reuters

lançamento da pré-candidatura foi no dia 16 de março na quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel, na Zona Oeste. O pré-candidato citou um samba da Verde e Branca: “Sonhar não custa nada, e meu sonho é tão real.”

Alexandre Ramagem Rodrigues, de 52 anos, foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro em 2022, quando somou 59.170 votos.

O pré-candidato entrou para a Polícia Federal (PF) como delegado em 2005 e chefiou a equipe de segurança de Jair Bolsonaro na campanha eleitoral de 2018, depois do atentado a faca em Juiz de Fora (MG).

Entre 2019 e 2022, Ramagem ocupou o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), posto que deixou para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados.

Em janeiro deste ano, o pré-candidato foi alvo de uma operação da PF que investiga um esquema na Abin para monitorar, ilegalmente, autoridades públicas e cidadãos comuns.

Eleito deputado, Alexandre Ramagem participou como integrante titular da CPI dos Atos Golpistas em 2023. Naquele ano, ele apresentou um relatório paralelo alegando que não houve tentativa de golpe no dia 8 de janeiro. A tese foi rejeitada.

Cyro Garcia, do PSTU — Foto: Stephanie Rodrigues/g1

Cyro Garcia, do PSTU Cyro Garcia, de 70 anos, é ex-bancário, historiador, professor e político. Formou-se em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ e obteve mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

O pré-candidato iniciou sua militância na década de 1970, no movimento sindical bancário, tendo sido fundador da CUT e do PT, e rompendo com essas entidades junto com a sua corrente, a Convergência Socialista, para construir o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e a Central Sindical e Popular Conlutas.

Em 2022, Cyro foi candidato ao governo do Rio de Janeiro, quando teve 12.627 votos. O pré-candidato já tentou se eleger em outras 9 oportunidades a diversos cargos, incluindo prefeito.

Eduardo Paes (PSD)

O prefeito Eduardo Paes — Foto: Reprodução/TV Globo

O prefeito Eduardo Paes

Eduardo da Costa Paes, de 55 anos, é o atual prefeito do Rio de Janeiro e busca seu 4º mandato à frente da capital fluminense.

Nas eleições de 2020, ele teve 974.804 votos no 1° turno do pleito. No 2° turno, Paes derrotou o candidato Marcelo Crivella (Republicanos), com 64% dos votos válidos.

O pré-candidato é formado em Direito pela PUC-Rio e iniciou sua carreira política nos anos 90 como integrante da Juventude Cesar Maia. Logo depois foi nomeado subprefeito da Zona Oeste do Rio de Janeiro pelo então prefeito.

Em 1998, ele foi eleito deputado federal. Em 2006, Paes concorreu ao governo do Rio de Janeiro, mas perdeu a eleição. Dois anos depois, em 2008, ele venceu a disputa para a Prefeitura do Rio e em 2012 foi reeleito no primeiro turno com 64% dos votos.

Como prefeito do Rio no período de preparação para as Olimpíadas de 2016, Paes liderou uma série de projetos de infraestrutura, como instalações esportivas e melhorias no transporte público. A implementação dos corredores de BRT e a revitalização da zona portuária foram destaques da gestão.

Juliete Pantoja, da UP, em entrevista ao g1 — Foto: Stephanie Rodrigues/g1

Juliete Pantoja, da UP, em entrevista ao g1

Juliete Pantoja Alves, de 34 anos, foi escolhida pelo partido Unidade Popular (UP) como pré-candidata à prefeitura do Rio de Janeiro. Em 2022, ela foi candidata ao governo do Rio de Janeiro.

Moradora da Zona Norte, Juliete é militante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), onde sempre atuou na luta por moradia popular e se formou educadora popular, participando de projetos de alfabetização de jovens e adultos. Em sua trajetória, ela também fez parte da Associação dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (AERJ), na Baixada Fluminense.

Juliete pretende defender uma candidatura de esquerda, socialista, a favor das causas sociais e da recuperação dos serviços de saúde e educação. Entre suas bandeiras, a luta pelo acesso à moradia é uma prioridade.

Muitos partidos já lançaram seus pré-candidatos para a eleição que vai definir o prefeito do Rio de Janeiro entre 2025 e 2029, marcada para 6 de outubro.

Atualmente, a lista conta com 10 pré-candidatos oficiais, incluindo Eduardo Paes (PSD), que tentará a reeleição, que o levaria ao 4º mandato à frente do executivo da capital fluminense.

Dani Balbi (PCdoB)

Dani Balbi (PCdoB) durante audiência na Alerj — Foto: Julia Passos / Alerj

Dani Balbi (PCdoB) durante audiência na Alerj

Danieli Christovão Balbi, de 35 anos, foi eleita deputada estadual em 2022, com 65.815 votos. Dani é a primeira mulher trans a compor a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Professora e doutora em ciência da literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, a pré-candidata atua na defesa dos direitos humanos, das pautas da população LGBTQIA+, pela luta antirracista, na valorização das mulheres e da classe trabalhadora.

Dani nasceu no bairro Engenho da Rainha, na Zona Norte do Rio, e atua na política fluminense há quase 20 anos. Atualmente, ela também integra a direção nacional do PCdoB.

Marcelo Queiroz (PP)

Deputado federal Marcelo Queiroz (PP) — Foto: Divulgação Câmara dos Deputados

Deputado federal Marcelo Queiroz (PP)

Marcelo André Cid Heráclito do Porto Queiroz, de 40 anos, foi eleito deputado federal nas eleições de 2022, com 73.728 votos. No parlamento, ele é o atual presidente da Comissão de Cultura.

Formado em Direito, Marcelo também é pós-graduado em gestão de projetos e tem mestrado profissional em Economia. Ele entrou para a política em 2012, quando foi vereador do Rio. Seis anos depois, em 2018, Marcelo foi eleito deputado estadual.

Na administração pública, o pré-candidato assumiu cargos como o de secretário de Administração e de Meio Ambiente na prefeitura do Rio de Janeiro e também de Agricultura na gestão estadual.

Pedro Duarte (NOVO)

Pedro Duarte (Novo) é pré-candidato a prefeito do Rio — Foto: Reprodução redes sociais

Pedro Duarte (Novo) é pré-candidato a prefeito do Rio

Pedro Duarte dos Santos Soares Junior, de 33 anos, ocupa uma das cadeiras da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro desde 2021, quando teve 10.069 votos. No parlamento municipal, ele é o atual presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia.

Nascido em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Pedro é formado em Direito pela PUC-Rio e tem pós-graduação em gestão pública pelo Insper.

Em 2016, o pré-candidato começou sua caminhada na política partidária, quando tentou uma vaga na Câmara de Vereadores do Rio, pelo PSDB. Dois anos depois, ele também tentou entrar na Alerj, como deputado estadual.

Tarcísio Motta, do PSOL — Foto: Marcos Serra Lima/ G1

Tarcísio Motta, do PSOL

Tarcísio Motta de Carvalho, de 49 anos, foi eleito deputado federal em 2022, com 159.928 votos. Na ocasião, ele foi o 6° deputado mais bem votado do Rio de Janeiro.

Nascido em Petrópolis, na Região Serrana do estado, Tarcísio é formado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui mestrado e doutorado pela mesma instituição. Antes de ingressar na política, atuou como professor e servidor público na área de educação.

Sua trajetória na política partidária passa pela fundação do PSOL carioca. Na legenda, ele foi candidato ao governo do estado em 2014 e 2018. Ele foi eleito vereador em 2016 e na reeleição, em 2020, foi o candidato com o maior número de votos (86.243).

Novos nomes até agosto

Segundo o calendário eleitoral divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre 20 de julho e 5 de agosto é permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatos às prefeituras, bem como aos cargos de vereador.

As agremiações terão até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. Até essa data, os nomes escolhidos poderão ser alterados.

Antes disso, entre 7 de março e 5 de abril, acontece a janela partidária, quando candidatos poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato.

A Justiça Eleitoral autoriza campanhas eleitorais a partir de 16 de agosto, data posterior ao término do prazo para o registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.

Já a propaganda gratuita no rádio e na TV poderá começar em 30 de agosto e se encerrará em 3 de outubro. As eleições municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro.

Fonte: G1

Deixe um comentário