Skip to main content
Rio de Janeiro

Chuva forte coloca Rio em estágio de atenção e já há transtornos pela cidade; veja

Getting your Trinity Audio player ready...

Um temporal atinge toda a cidade do Rio na noite desta sexta-feira de Natal, e já provoca uma série de transtornos, nas zonas Norte, Sul e Oeste. De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), da prefeitura, que monitora o município. Às 20h26, o sistema Alerta Rio, da prefeitura, afirmou que a chuva perdeu a intensidade, mas a previsão para a próxima hora é de chuva moderada, podendo ser forte em curto período de tempo. As autoridades pedem para que as pessoas não se desloquem. Ao todo, até agora, 38 sirenes já foram acionadas pela Defesa Civil, em 24 comunidades.

Interdições na Avenida Niemeyer e no Jardim Botânico

Com a chuva forte, a Avenida Niemeyer foi fechada ao trânsito nos dois sentidos, de forma preventiva. Ainda segundo a prefeitura, a Rua Jardim Botânico, no trecho entre a Rua Pacheco Leão e a Praça Santos Dumont, também está com interdição total. Os veiculos com destino à Gávea devem prosseguir pela Rua General Garzon, Avenida Borges de Medeiros e Rua Mário Ribeiro.

Bolsões d’água e alagamentos

A prefeitura afirma que há reforços em pontos críticos na Avenida Brasil, nos bairros da Tijuca, São Cristóvão, Alto da Boa Vista, Estrada Grajaú-Jacarepaguá, na subida do Joá, nos mergulhões da Avenida Ayrton Senna e Jardim Oceânico, ambos na Barra da Tijuca, além da Muzema.

Na Zona Sul, o município acrescenta que as ações foram intensificadas nos bairros do Catete, Largo do Machado, Jardim Botânico e Lagoa que registraram ocorrências de alagamentos e bolsões d’água. A Rua do Catete, por exemplo, tomada pela água, está interditada. O desvio é feito pela Rua Dois de Dezembro pela CET-Rio.

O Rio Maracanã transbordou e também formou grandes bolsões d’água na Avenida Maracanã, que, de acordo com a prefeitura, está parcialmente interditada na altura da Rua Deputado Soares Filho. Bem perto dali, numa vila próxima à Rua do Matoso, na Tijuca, um leitor também registrou a rua completamente alagada e começando a perigar entrar pelas portas das casas.

Na Rua Riachuelo, no Centro, alguns motoristas resolveram perigosamente voltar na contramão ao se depararem com os pontos de maior alagamento, na altura do mercado Mundial.

Ao todo, até as 19h30 desta sexta-feira de Natal, o Centro de Operações Rio afirma que houve registro de pelo menos 21 ocorrências na cidade (sete finalizadas), sendo 20 pontos de alagamento em ruas e uma queda de árvore, no Anil. Algumas das ocorrências que estão em andamento neste momento são:

  • Avenida Brasil, sentido Centro, na pista lateral;
  • Estrada da Barra, 1020, sentido Itanhangá.
  • Estrada do Galeão – Alt. Praça do Avião – Galeão – Sent. Entrada da Ilha do Governador;
  • Av. Armando Lombardi – Alt. Barra Point -Barra – Sent. Recreio;
  • Av. Armando Lombardi – Alt. Est. BRT Jardim Oceânico – Barra – Sent. Recreio;
  • Av. Min. Ivan Lins – Alt. Barra Grill – Sent. São Conrado;
  • Estrada da Barra da Tijuca – Alt. Shopping Itanhangá – Itanhangá – Sent. São Conrado;
  • Av. Armando Lombardi – Alt. Mergulhinho – Sent. São Conrado;
  • Av. Padre Leonel Franca – Alt. Praça Sibélius – Sent. São Conrado.

Ao todo, a Defesa Civil municipal acionou 38 sirenes em 24 comunidades: Inácio Dias, Barão, Cachoeira Grande, Cachoeirinha, Comandante Luiz Souto, Cotia, Dona Francisca, Nossa Senhora da Guia, Ouro Preto, Rocinha, Santa Terezinha, Vidigal, Vila José de Anchieta, Andaraí, Arrelia, Jamelão, Escondidinho, Prazeres, Vila Elza, Barro Vermelho, Vila Elza, Vila Cabuçu, Mangueira e Parque Candelária

Niterói sofre com o temporal

Na Região Metropolitana, a chuva também causa transtornos. Em Niterói, há relatos de alagamentos nos bairros do Fonseca, Barreto e, nas redes, moradores registraram a Alameda São João Boaventura completamente debaixo d’água. No Barreto, uma moradora registrou o momento em que um homem passava pela rua, com a água na cintura.

O município de Niterói está em estágio de alerta desde as 19h20. Ao todo, de acordo com a prefeitura, foram acionadas as sirenes do Bonfim, Coronel Leôncio, Morro do Estado e Morro do Bumba.

Estado em alerta: Bombeiros atendem 60 chamados

Também na noite desta sexta-feira, o secretário Estadual de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, decretou estágio de alerta em todo território fluminense, em decorrência das chuvas intensas que atingem o Rio. Segundo a pasta, toda a estrutura da secretaria e do Corpo de Bombeiros — que já atendeu 60 ocorrências relacionadas à chuva nas últimas 24 horas — ficará de prontidão, nas próximas 72 horas, atuando para prevenir e minimizar danos causados pelas precipitações. Até o momento, já foram acionadas 44 sirenes em todo o Estado. Os municípios mais afetados são Rio de Janeiro, Niterói, Magé e São Gonçalo.

A Defesa Civil estadual acrescenta que está em contato permanente com as autoridades municipais e à disposição em caso de necessidade. Os agentes seguem monitorando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos do território fluminense, enviando alertas para as regiões em caso de riscos hidrológicos e geológicos, e dando suporte quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão municipal.

Deixe um comentário