Skip to main content
Notícias

Varre-Sai concluiu elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Getting your Trinity Audio player ready...

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Varre-Sai concluiu o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O documento foi entregue na tarde desta segunda-feira (20/05), pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Cremilson José de Souza Lino e equipe, ao prefeito Silvestre José Gorini.

O Plano é uma importante ferramenta de gestão pública, destacando-se por ordenar o manejo dos resíduos gerados no município, permitindo identificar e classificar os geradores bem como os resíduos para então, estabelecer diretrizes, metas programas e ações voltadas à gestão sustentável dos resíduos.

O PMGIRS tem por objetivo geral subsidiar a Prefeitura Municipal de Varre-Sai na implementação e operação de ações de melhorias nos serviços de manejo de resíduos sólidos e de limpeza urbana, especialmente no tratamento desses resíduos, bem como na disposição ambientalmente adequada dos rejeitos e na elaboração da Minuta de Projeto de Lei específica para a gestão de resíduos sólidos, estabelecendo a Política Municipal de Resíduos Sólidos. Objetiva ainda a identificação de caminhos para orientar investimentos públicos, privados e em parceria, como também o subsídio ao planejamento de eventuais soluções consorciadas.

O PMGIRS de Varre-Sai teve seu início no ano de 2023 sendo finalizado em 2024. A elaboração do plano foi um projeto conjunto com AGEVAP, através da Envex Engenharia e Consultoria e a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Varre-Sai, sem custo para os cofres públicos.

“A elaboração deste plano possibilitará a implementação de programas, projetos e ações compatíveis com as especificidades locais, capazes de modificar a situação atual para a condição desejada e avaliada para o público-alvo e ao mesmo tempo, viável para o Poder Público. Com isso, esperamos a mudança gradual de atitudes e hábitos da sociedade, com melhoria da efetividade da gestão dos resíduos sólidos, da saúde coletiva e da qualidade ambiental”, afirmou o secretário Cremilson.

Deixe um comentário