Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os cariocas e turistas amantes da vista espetacular do alto da Pedra Bonita poderão voltar a se aventurar na trilha a partir da próxima segunda-feira (24), quando a atração reabre no Rio. O caminho já havia sido liberado no dia 9 de julho, mas voltou a ser interditado no dia 1º de agosto, de acordo com o Parque Nacional da Tijuca, devido a episódios de descumprimento às regras de prevenção à Covid-19, como a ausência de máscara, descarte de lixo e desrespeito, também, ao horário de funcionamento e ao distanciamento social, de 2 metros entre cada pessoa.
A trilha da Pedra Bonita, no entanto, só ficará disponível para visitas de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana, o local continua interditado. Segundo a administração, a reabertura será monitorada e o bom comportamento dos visitantes durante a semana é algo que pode ajudar na avaliação da volta aos fins de semana. “O Parque retoma a visitação na Pedra Bonita após perceber melhora no comportamento dos visitantes em outras áreas da unidade de conservação e também porque sabe a importância de haver mais espaços de lazer a céu aberto durante essa pandemia. Em 2019, cerca de 160 mil pessoas realizaram a trilha da Pedra Bonita, que está entre as mais procuradas do Parque”, diz comunicado.
De acordo com a Unidade de Conservação do Parque Nacional da Tijuca, as recomendações são as seguintes:
- Antes de sair de casa, informe-se sobre as regras atuais de visitação ao Parque em nossos canais oficiais, que são o site e as redes sociais verificadas no Facebook, Instagram e Twitter;
- Não durma na Pedra Bonita. O pernoite nela e na Pedra da Gávea, por exemplo, são proibidos. Todo visitante deve respeitar o horário de visitação, que é das 8h às 17h, diariamente;
- Leve o lixo que você mesmo produziu para fora do Parque. De maneira alguma jogue lixo nas trilhas ou dentro do Parque. Guarde o lixo com você, saia do Parque e faça o descarte no lugar adequado, que é a lixeira;
- Não alimente e nem dê de beber aos animais selvagens que habitam o Parque. Eles sabem se alimentar e se hidratar sozinhos, não precisam do ser humano. O hábito de alimentá-los coloca a vida deles em risco;
- Use máscara de proteção facial o tempo todo que estiver no Parque;
- Não venha de carro. O acesso ao Parque é somente a pé ou de bicicleta – com exceção do turista que vai para o Corcovado, que pode ir de carro somente até o Centro de Visitante Paineiras – de onde ele segue viagem de van oficial ou de trem até chegar ao Cristo.
Plano de reabertura do Parque Nacional da Tijuca
O Parque Nacional da Tijuca está com a visitação de seu espaço aberta ao público desde o dia 9 de julho de 2020, após ter sido fechado em 17 de março como medida preventiva de combate ao contágio do novo coronavírus. A reabertura continua sendo parcial e de maneira gradual, com foco na prática de atividades físicas ao ar livre nas trilhas e vias públicas que cortam Parque, no entanto, com a proibição de aglomerações. Todo o plano de reabertura do Parque, de acordo com a administração, foi elaborado com base no sistema de fases da prefeitura e no cumprimento das regras de ouro estabelecidas pelo município do Rio.
No dia 15 de agosto, foi retomada somente a visitação ao Corcovado, onde fica o Cristo Redentor. As concessionárias Trem do Corcovado e Paineiras-Corcovado, empresas que operam o transporte de turistas até o Cristo, reativaram suas atividades, que estavam suspensas desde o dia 18 de março. Neste momento, continuam fechados os locais do Parque onde naturalmente há concentração de pessoas.
Todas as trilhas estão reabertas para a prática de atividades físicas (levando em conta a reabertura da Pedra Bonita para a próxima segunda, dia 24). Porém, alguns dos locais aos quais elas dão acesso, como mirantes ou cachoeiras, por exemplo, seguem fechados para evitar aglomerações. É o caso do mirante da Cascatinha, mirante da Vista Chinesa, mirante da Mesa do Imperador, mirante Dona Marte e outros mirantes menos conhecidos. O único mirante que reabriu foi o do Corcovado, onde está a estátua do Cristo.
Drama:Homem morre de Covid-19, é enterrado um mês depois, mas família só descobre após 50 dias
O topo de trilhas como Pedra da Gávea, Pedra Bonita e Pico da Tijuca, por exemplo, não está interditado porque não é um mirante. Mas, permanecer lá em cima contemplando não está liberado. Isso porque o Parque reabriu para que as pessoas se movimentem, pratiquem atividades físicas – não reabriu para contemplação, atividade que favorece aglomerações.
Horário de funcionamento
O horário de funcionamento do Parque, com exceção do Corcovado (é preciso verificar com as concessionárias o horário de funcionamento de cada uma delas), não foi alterado. O Parque fica aberto das 8h às 17h, todos os dias. A administração ressalta que acessar o Parque fora deste horário é proibido. O pernoite nas trilhas e em seus topos configura infração ambiental de acordo com a legislação de proteção às Unidades de Conservação e pode levar a um processo com previsão de multa que varia de R$ 500 a R$ 10 mil.