Skip to main content
Notícias

Série que conta a história da primeira negra milionária é boa pedida para quarentena

Getting your Trinity Audio player ready...

Boas séries da Netflix têm revelado diferentes aspectos da negritude nos Estados Unidos. Entre as mais recentes, destaque para Olhos que Condenam, a ficção baseada em fatos reais de Ava Du Vernay, e o documentário Malcolm X. Desde ontem, juntou-se ao time a série A Vida e a História de Madam C.J.Walker, apresentada como a primeira mulher afro-americana a conquistar fama e fortuna com a criação do próprio império. Ou em outras palavras, a primeira negra milionária daquele país.

A história por si só já é muito atrativa, mas a presença da vencedora do Oscar Octavia Spencer aumenta ainda mais o poder de sedução da trama, que fala de autoestima e empoderamento feminino, bem antes destas palavras estarem na moda. Octavia vive Sarah (nome da madame)  e Tiffany Haddish, sua filha Lelia na narrativa de quatro episódios, criada por Elle Johnson e Janine Sherman Barrois.

Sarah nasceu em 1867, no estado da Lousiana, e foi a primeira nascida em sua família livre da escravidão. Seus pais e irmãos mais velhos foram escravizados em uma plantação de algodão. Órfã aos 7 anos, ela teve apenas 3 meses de educação formal. A virada impressionante na vida dela acontece por conta  quando ela desafia o machismo e o racismo e cria um creme para cabelos de mulheres negras.

Os acontecimentos do seriado tem como base a biografia escrita pela bisneta de Sarah Breedlove e retratam os altos e baixos da vida da empreendedora em um recorte histórico que vai da emancipação negra nos Estados Unidos (1863) até a sua morte (1919).

Para os pequenos – O Globoplay disponibilizou, durante 30 dias, vários  conteúdos para não assinantes. Mais de 20 filmes da Disney estão abertos, como Cinderela, Malévola, Os Incríveis, Monstros S.A., Mulan, Thor: O Mundo Sombrio e  Capitão América 2: O Soldado Invernal. A plataforma também liberou séries como Detetives do Prédio Azul, Escola de Gênios, Valentins e Shippados,

Velozes e Furiosos – Com vários canais de TV a cabo com sinal aberto – em praticamente todas as operadoras – vale a pena dar uma boa zapeada na programação, No Telecine Play, por exemplo, estreia hoje o sucesso Velozes e Furiosos –  Hobbs & Shaw, com a dupla Luke Hobbs (Dwayne Johnson) e Deckard Shaw (Jason Statham) em grande química. Por lá, também está em cartaz o nacional Bacurau.

Elis Regina – Neste sábado (21), a TV Cultura reapresenta o especial Elis 75, Transversal do Tempo. A produção homenageia Elis Regina, que completaria 75 anos neste mês. Com depoimentos exclusivos de Maria Rita, Pedro Mariano e João Marcello Bôscoli, o especial traz imagens de momentos raros, como os capturados durante a turnê Falso Brilhante, entre 1975 e 1977.
TV Cultura, 22h45

 David Bowie – O cantor apresenta seis músicas exclusivas de seu álbum solo Black Tie White Noise. As performances lendárias foram capturadas no filme, juntamente com imagens exclusivas de Bowie conversando intimamente com a câmera sobre suas experiências musicais e pessoais. O documentário estará disponível no Bis Play no dia seguinte. Canal Bis, neste domingo (22), 21h30

Deixe um comentário