Skip to main content
Notícias

Marquinhos da Mesa: o braço direito dos deputados na Alerj

By 11/03/2024junho 27th, 2024Nenhum Comentário
Getting your Trinity Audio player ready...

Dos mais antigos funcionários aos novos servidores, não há na Alerj alguém que não tenha ouvido falar do Marquinhos da Mesa. Profundo conhecedor do Regimento Interno da Casa e de suas vastas interpretações, Marcus Vinícius Giglio Rodrigues Rego é considerado uma referência na Secretaria Geral da Mesa Diretora – setor que centraliza quase todas as etapas da administração e do processo legislativo estadual. Nas sessões plenárias, ele está sempre ajudando na condução das votações, sendo uma espécie de braço direito do presidente da Alerj e dos parlamentares.

Mesmo antes de assumir o cargo de Secretário-Geral da Mesa Diretora, Marquinhos ocupou destacada função na Casa como assessor direto da presidência na assessoria da Mesa. Ele entrou na Alerj em 1988, como operador de rádio, mas após três meses já estava na Secretaria da Mesa, e faz questão de reconhecer que se hoje é um conhecedor das leis deve o aprendizado que teve àqueles que o ensinaram quando começou no setor como estagiário.  “Tive a melhor escola possível”, atesta, tendo sido treinado desde cedo para compreender bem o Regimento Interno e sua complexidade. ‘Saber a origem das regras é fundamental para uma correta interpretação do texto”, ensina.

Está sob a responsabilidade da Secretaria da Mesa funções como a organização da pauta da Ordem do Dia, confecções de moções, controle de nomeações e exonerações de funcionários, posse de deputados, acompanhamento de processos licitatórios, entre outras. “Nada fica sem passar pela minha mesa”, diz Marquinhos, que dessa forma consegue manter um controle de qualidade e a eficiência do setor, embora goste também delegar tarefas.

Indagado se a Alerj é a sua segunda casa, ele respondeu com um sorriso. “Aqui é a minha primeira casa, onde passo a maior parte do tempo; e os momentos que sobram, eu fico com a família. A Assembleia é a minha vida”, disse Marquinhos, que tem 33 anos de serviços prestados ao legislativo estadual. “O trabalho é árduo, mas faço porque gosto. Tenho orgulho do que realizo na Alerj”, completou.

Sala de trabalho histórica

Muita gente não sabe, mas a sala onde funciona a Secretaria Geral da Mesa Diretora já foi palco de discussões que marcaram a história do país. Quando o palácio voltou a funcionar como Assembleia Constituinte, o espaço era destinado na época para articulações políticas dos parlamentares e também para eles conversarem com a imprensa.

Marquinhos pode ser considerado uma unanimidade na Casa: todos os deputados confiam nele. O que somente aumenta a sua responsabilidade. “Tenho total fidelidade ao presidente da Casa e procuro dar atenção igual aos parlamentares”, comenta. Dessa forma, ele consegue auxiliar a todos nos procedimentos nas sessões e manter o que a seu ver tem de mais valioso no trabalho, a sua credibilidade.

Fonte: Parla

https://parla.alerj.rj.gov.br/

Deixe um comentário