Skip to main content
Notícias

Ibope Rio: Paes lidera com 30%, seguido por Crivella (12%), Martha Rocha (8%) e Benedita (7%)

Getting your Trinity Audio player ready...

segunda pesquisa do Ibope sobre a eleição para a Prefeitura do Rio, divulgada nesta quinta-feira (15), mostra que Eduardo Paes (DEM) continua lliderando as intenções de voto, com 30% das preferências, três pontos percentuais a mais que o registrado na pesquisa anterior, feita no dia 2. O atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) aparece em segundo lugar, com os mesmos 12% das intenções de voto do levantamento passado. Esta é a primeira pesquisa do instituto após o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

A pesquisa mostra que a disputa por uma vaga no segundo turno segue acirrada. Atrás de Crivella, Martha Rocha (PDT) aparece em terceiro lugar, mantendo 8% das preferências, e seguida por Benedita da Silva (PT), que também manteve as intenções de voto do levantamento anterior: 7%. Tecnicamente, Crivella, Martha Rocha e Benedita da Silva estão empatados, tendo em vista que a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Eduardo Bandeira de Mello (Rede) e Renata Souza (PSOL), que na pesquisa anterior apareciam com 2%, agora atingiram 3%.  Luiz Lima, do PSL, aparecia com 1% e, agora, tem 3%. Cyro Garcia (PSTU) estava com 3% e, agora, registrou 2% das preferências. Clarissa Garotinho (PROS) tinha 2% e agora tem 1%. Fred Luz (NOVO) e Paulo Messina (MDB), que não haviam pontuado na pesquisa anterior, agora têm 1% cada.

Gloria Heloíza (PSC) e Henrique Simonard (PCO) não pontuaram em nenhuma das pesquisas. Sued Haidar (MDB), que tinha 1% no levantamento anterior, não pontuou desta vez.

Em comparação com o primeiro levantamento do Ibope, feito no dia 2, Paes aumentou em três pontos a vantagem que tinha sobre Crivella, tendo em vista que o levantamento do início do mês mostrou diferença de 15 pontos percentuais entre eles e, agora, a diferença chegou a 18 pontos percentuais, oscilando dentro da margem de erro.

Na simulação de segundo turno, Paes recebeu 50% das preferências na pesquisa; Crivella 21%. Brancos e nulos somaram 25%; e 4% dos entrevistados preferiram não responder.

O Ibope também perguntou sobre o índice de rejeição dos candidatos, indagando aos entrevistados em quem eles não votariam de jeito nenhum: 57% disseram que nao votariam em Crivella; 40% em Clarissa Garotinho (PROS), 30% em Eduardo Paes;.29% em Benedita da Silva; 16% em Cyro Garcia; 10% em Luiz Lima; 9% em Martha Rocha; 9% em Messina; 9% em Fred Luz; 8% em Bandeira de Mello, Gloria Heloiza e Sued Haidar; 7% em Henrique Simonard; 1% disse que poderia votar em todos.

A pesquisa ouviu 1.001 eleitores de 13 a 15 de outubro.

Deixe um comentário