Getting your Trinity Audio player ready...
|
O prefeito eleito Eduardo Paes apresentou mais seis novos integrantes do seu futuro, incluindo quatro mulheres: Maína Celidônio (Transporte), Washington Fajardo (Planejamento Urbano), Guilherme Schleder (Esportes), Joyce Trindade (Secretaria da Mulher), Laura Carneiro (Assistência Social), Thalita Galhardo (Subprefeitura de Jacarepaguá). Agora, há 11 secretários definidos no total. Para Paes, o transporte será o “maior desafio da prefeitura”, e a futura secretária disse que o problema do BRT precisa ser resolvido de forma transversal, incluindo a segurança e o planejamento urbano.
Os nomes representam o retorno de três conhecidos (Fajardo, Schleder e Laura Carneiro) e três novatos. Fajardo, ex-presidente do IPRH, assumirá uma nova pasta, a de Planejamento Urbano, separadamente da Secretaria de Urbanismo, que ficará responsável pelos processos de licenciamento e fiscalização. A secretaria da Mulher, que existia no primeiro governo Paes e depois foi extinta, será agora recriada.
Lista: Conheça os futuros secretários já anunciados por Eduardo Paes
A economista Maína Celidônio estava em dúvida sobre o convite, conforme revelou O GLOBO, pois fora convidada para dar aula no Insper. Para Eduardo Paes, a pasta de Transporte será “o maior desafio da prefeitura”.
— Sabemos que a Saúde é um desafio monstruoso, mas há questões já sendo encaminhadas pelo secretário Daniel Soranz. O Transporte tem várias crises, inclusive institucionais, que precisam ser resolvidas.
O BRT, sistema implementado por Paes, mas que vem em crise de gestão há alguns anos, enfrentou, nessa semana, greve de motoristas. Para a secretária nomeada, que escreveu uma tese de doutorado na PUC-Rio sobre o impacto de obras como VLT, Linha 4 do metrô, além do próprio BRT durante preparativos para a Olimpíada de 2016, a solução passa pela articulação com outros setores.
— O BRT vem num processo de degradação. Precisamos de uma operação transversal, inclusive com a segurança e operação urbana, não é só com transporte. Também segurança das mulheres nos modais. Há muito a se pensar para melhorar a qualidade do transporte e sua gestão. Na época olímpica, houve muito investimento, e agora precisamos aprimorar gestão, e pensar melhor no sistema como serviço — explicou a futura secretária, que também comentou sobre sucessivos problemas de corrupção na área. — Investigação é com Ministério Público, mas cabe a nós aperfeiçoar contratos e avançar no monitoramento e regulação do setor.
Líder comunitário: Conheça o futuro secretário de Eduardo Paes que é cria da Cidade de Deus
Guilherme Schleder, que ocupou a pasta da Casa Civil nos mandatos anteriores, foi citado na delação do marqueteiro Renato Pereira como operador de esquema de caixa 2 na reeleição de Paes em 2012. Questionado na coletiva, ele respondeu que a acusação era falsa e que nem participou da campanha eleitoral na época. Sobre desafios do esporte, destacou recuperação de programas como Rio em Forma, e disse que ainda não há definição sobre quem cuidará do legado olímpico.
A ex-deputada Laura Carneiro, que havia sido eleita para a Câmara Municipal, ficará na pasta hoje ocupada por Tia Ju. Ela disse que já marcou reuniões com a atual secretária e respondeu que o censo de população de rua da prefeitura, ainda não divulgado, teria chegado a um número de 15 mil pessoas. A sua atuação no setor disse, será feita em integração com Secretaria de Saúde e prometeu plano emergencial para população mais vulnerável durante a Pandemia.
Joyce Trindade é mais uma jovem, e negra, a integrar o governo. Moradora de Vila Kosmos, ela tem 24 anos e é formada na Escola de Políticas Públicas da UFRJ. Já Thalita Galhardo foi chamada pelo prefeito como “Paes de saias” e é sua antiga aliada política.