Getting your Trinity Audio player ready...
|
Após muitos motoristas reclamarem de não conseguir realizar agendamentos nas agências do Detran.RJ, o órgão decidiu prorrogar o prazo para o licenciamento anual de 2020 até abril do próximo ano, de acordo com os finais de placas. O objetivo é fornecer tempo suficiente para que todos os proprietários regularizem seus veículos sem problemas, nem aglomeração.
O licenciamento é um procedimento obrigatório, que serve para atestar que o automóvel está com as normas de segurança em dia e que deve ser realizado todo ano. Só assim o veículo fica autorizado a circular pelas ruas.
“Como temos falado, estamos tomando todas as providências para permitir que nossos usuários façam os devidos procedimentos sem correria e sem qualquer prejuízo. Lembramos também que quem não precisar de vistoria pode baixar o licenciamento pelo aplicativo Carteira Digital, sem sair de casa”, explica o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.
Até o momento, quase 2,6 milhões de pessoas já fizeram o licenciamento. Outras 193.158 chegaram a pagar as taxas, mas ainda não fizeram o licenciamento referente a 2020.
Veja as novas datas para licenciamento:
FINAL DE PLACA – PRAZO
0, 1 e 2 Até 27/02/2021
3, 4, 5, e 6 Até 31/03/2021
7, 8 e 9 Até 31/04/2021
Carteira Digital
O aplicativo Carteira Digital pode ser baixado em celulares, tablets ou laptops, de forma gratuita, pelas lojas IOS e Google Play. O documento também pode ser acessado pelo site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran): www.denatran.gov.br.
A versão digital do documento é válida em todo o território nacional e pode ser acessada em até cinco dispositivos simultaneamente. Os motoristas que preferirem a versão em papel, no então, têm a possibilidade de imprimir a versão digital em folhas de ofício, sem a necessidade de qualquer tipo de papel especial.
O documento digital é disponibilizado 24 horas após o pagamento da Guia de Recolhimento de Taxa (GRT) e da taxa DPVAT.
Veja o passo a passo para obter o CRLV digital:
PESSOA FÍSICA
1. Instale o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito no seu celular
2. Cadastre o usuário
– Uma vez instalado o app, abra e selecione: “Entrar com gov.br”
– Na tela seguinte, informe CPF e selecione “Próxima”
– Na próxima tela, crie uma conta e, após criá-la, retorne ao aplicativo e clique em “Entra com gov.br
3. Baixe o CRLV Digital
– Faça o login
– Selecione “Veículos”
– Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (é o antigo DUT)
– Selecione “Incluir” e estará pronto o seu CRLV Digital
Caso a pessoa já tenha sido usuário do antigo aplicativo CNH Digital, basta atualizá-lo para obter o app da Carteira Digital de Trânsito com a CNH disponibilizada automaticamente.
O número de segurança do CRV está disponível somente neste documento, que também é conhecido como documento de compra e venda ou antigo Documento Único de Transferência(DUT), localizado na parte superior direita do documento.
Falhas de comunicação entre os sistemas do Detran e do Denatran ou de compensação de pagamentos podem ocorrer. Nesses casos, o Detran.RJ recomenda que, antes de recorrer ao teleatendimento, o motorista verifique se o número de segurança incluído no aplicativo foi do CRV e não do CRLV dos anos anteriores. Como os documentos são parecidos, muitas pessoas podem confundir. Em alguns casos, também é preciso acrescentar um zero antes do número de segurança que consta no CRV para completar os 12 dígitos exigidos no aplicativo do governo federal.
PESSOA JURÍDICA
Através do menu “Meus veículos” no Portal de Serviços do Denatran
Requisitos: Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) emitido em nome da pessoa jurídica proprietária do veículo.
1. Acesse o Portal de Serviços do Denatran;
2. Clique em “Entrar com gov.br”, depois selecione “Certificado digital”;
3. Na tela inicial clique em “Meus Veículos”;
4. Na sequência serão exibidos os veículos registrados em nome da pessoa jurídica;
5. Clique sobre o veículo desejado, em seguida baixe o CRLV nos formatos “pdf” ou “p7s”;
6. O documento será baixado e você poderá imprimir em folha A4;