Skip to main content
Notícias

Depois de grupo em rede social, empresário cria shopping virtual para ajudar pequenos comerciantes de Jacarepaguá

Getting your Trinity Audio player ready...

No início do isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, o empresário Marcelo Calvano viu sua oportunidade de realizar o sonho de criar uma rede para fortalecer o comércio de Jacarepaguá, onde mora. O que ele não sabia é que aconteceria tudo tão rápido. Em 6 de abril, Calvano lançou o grupo Compre do Pequeno de Onde Moro  Jacarepaguá no Facebook. Em um mês, o perfil já tinha cinco mil membros e hoje conta com quase nove mil.

Quando chegamos a cinco mil, comecei a peneirar, porque tinha gente de fora querendo vir vender. Aí perderia o sentido. Eu tenho 31 anos de comércio, visto essa camisa — conta Calvano.

Outros números mostram a repercussão da página, que registrou uma média mensal de 120 mil interações entre comerciantes e potenciais clientes desde sua criação.

A iniciativa já chegou a salvar negócios como o restaurante Pratos da Vovó — Comida Caseira, aberto por Jorge Rocha para fornecer quentinhas a trabalhadores locais. Com o isolamento, as encomendas despencaram. Quando ele anunciou que teria que fechar o negócio, porém, os clientes presentes no grupo se sensibilizaram, e suas vendas dispararam.

O Marcelo me orientou em relação aos melhores horários para postar. Tinha dispensado três dos meus quatro funcionários. Depois disso, recontratei dois; isso porque o terceiro não quis voltar. Hoje também busco o que compro no grupo, por uma visão de comunidade — diz Rocha.

Com o sucesso, Calvano resolveu criar um shopping virtual, lançado em junho. Está incluindo estabelecimentos aos poucos na plataforma lojas.ondemoro.com.br:

O Facebook não é a plataforma mais apropriada para isso. Então fiz o site, onde fica tudo separado. Facilita muito para o consumidor encontrar o que quer.

Deixe um comentário