Skip to main content
Notícias

REDE OCEANO LIMPO É LANÇADA NA ALERJ

Getting your Trinity Audio player ready...

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) sediou nesta segunda-feira (12/12) o lançamento da Rede Oceano Limpo, movimento liderado pela Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano. A entidade contribui com um movimento mundial no combate ao problema do lixo no mar.

“O problema passa por uma questão de comportamento das pessoas e também de como a gente gerencia os resíduos. Temos também que associar essa questão com a pobreza, com mais distribuição de renda, porque isso está associado a muitos locais onde não tem esse sistema, não tem oferta de coleta e destinação adequada dos resíduos”, disse Alexander Turra – coordenador da Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano.

A Rede Oceano Limpo fará o papel de facilitadora do programa até a construção de um documento estratégico que vai apontar a situação costeira do Rio de Janeiro em relação ao lixo e propor soluções estruturantes e pontuais para a melhor qualidade do mar e a conscientização da população e do poder público para a preservação da fauna e da flora marinha.

“A ideia é buscar caminhos para que a Rede Oceano Limpo possa se retroalimentar, ser sustentável e atrair outros projetos que vão trazer novos recursos,” destacou Leandro Gomes da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Inea.

O deputado Thiago Pampolha, que intermediou a realização do evento na Alerj, celebrou o lançamento. “É uma satisfação apoiar a Rede Oceano Limpo,, movimento que tem como premissa reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos. E esse é um dos pontos para alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas que estão no Projeto de Lei 6.493/22, que apresentei na Alerj, para que o estado esteja engajado em seguir as diretrizes da Agenda 2030, da ONU”.

Deixe um comentário