Skip to main content
Superintendência de Articulação Municipal

Suderj recebe o paratleta Tubarão Olímpico para um bate-papo sobre acessibilidade

Getting your Trinity Audio player ready...

Clodoaldo Silva também é um dos gestores do Instituto Netuno e apresentou projetos para levar protagonismo à pessoas com deficiência no Rio de Janeiro

Abordar o tema da pessoa com deficiência não só é importante como urgente, é uma pauta que possui extrema prioridade frente aos objetivos do Governo do Estado. Consolidando este compromisso, o vice-presidente da pasta Esporte para a Saúde e Pessoa com Deficiência da Suderj, Renato de Paula, recebeu na manhã desta quarta-feira (15/02) uma personalidade que fez e continua fazendo história no esporte brasileiro: Clodoaldo Silva, o Tubarão Paralímpico, que carrega consigo nada menos que 14 medalhas paralímpicas conquistadas ao longo de seus quase 20 anos de carreira.

Durante o encontro, que contou com a presença do presidente da Suderj, Gelby Justo, estiveram presentes representantes do Instituto Netuno, que realiza e apoia diversos projetos esportivos para PCDs pelo Brasil. A ONG é liderada por Fábio Monteiro, que é deficiente visual, e conta com a colaboração do Tubarão na presidência para pessoas com deficiência. A reunião teve como objetivo principal apresentar a história e as conquistas do instituto, além de abrir um diálogo com a pasta Esporte para a Saúde e Pessoas com Deficiência para que iniciativas que envolvam acessibilidade sejam realizadas por todo o estado.

“Um a cada quatro nascidos são autistas. Isso aumentará e a sociedade terá que conviver, querendo ou não com isso, e não vamos poder errar como fizemos com as pessoas PCDs, as quais, muitas vezes, isolamos, deixamos de lado e fingimos que não existem. Estamos aqui hoje para ouvir e trabalhar para a acessibilidade no estado do Rio de Janeiro” – comentou o Dr. Renato de Paula.

O Instituto Netuno é uma organização socioeducacional, que tem como objetivo transformar a vida de pessoas com deficiência através do esporte, mas de uma forma multidisciplinar, visando também a elaboração e o apoio a projetos que envolvam o bem estar das pessoas em meio a temas como acessibilidade, educação e mercado profissional, e cultura.

– Quando eu soube que ia encontrar o Clodoaldo eu fiquei tão feliz, porque mais justo do que as suas medalhas é esse momento que estamos vivendo aqui agora, é conseguir, através do poder público, transformar as vidas das pessoas. Na sua vida você pode até ter tido dificuldade, mas a impressão que a gente tem é que depois que você surgiu no cenário, de algum modo você abriu portas e ajudou a encurtar e sanar essa mazela que a gente vive – afirmou Gelby Justo, presidente da Suderj.

Com uma carreira profissional de quase 20 anos e quatorze medalhas no currículo, Clodoaldo explica que a sua bandeira é a pessoa PCD.

– Eu acredito que o esporte é um grande instrumento de inclusão, e a nossa bandeira é a pessoa com deficiência, independente de qualquer coisa. Então, viemos apresentar o instituto e contribuir para melhorar e transformar a vida das pessoas PCDs – finalizou Clodoaldo Silva.

Deixe um comentário