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Rio de Janeiro

Rio Gastronomia: contagem regressiva para evento com chefs e restaurantes premiados de todo país

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Chefs que participam do Rio Gastronomia 2024A espera está acabando! Começa nesta quinta-feira (15) a 14ª edição do Rio Gastronomia, que durante três semanas vai transformar o Jockey Club Brasileiro, na Gávea, no endereço mais saboroso da cidade. Até 1º de setembro, sempre de quinta a domingo, o espaço vai reunir chefs renomados, restaurantes premiados, shows e atividades para a família, como roda-gigante e tirolesa. Os ingressos para o evento, o maior do gênero no país, já estão à venda.

O prato principal da festa, comida de primeira, é servido do início ao fim: mais de 30 bares e restaurantes terão posto avançado na área montada no Pião do Prado, onde irão oferecer alguns de seus clássicos ou criações exclusivas por preços mais em conta, além do prato especial O GLOBO 100 anos, ao valor fixo de R$ 30. É a oportunidade de experimentar (ou repetir) receitas de casas consagradas pelo Prêmio Rio Show de Gastronomia 2023 — incluindo Haru Sushi, Rancho Português, Baixela, Empório Jardim e a pizzaria Officina Local — e pelo Guia Michelin: Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, que acabou de conquistar sua segunda estrela, o japonês San Omakase e o asiático Mee, ambos com uma estrela, também marcam presença. Absurda Confeitaria, Babbo Osteria, Bar do Momo, Bistrô Sesc, Fairmont, Gero e Giuseppe Grill são outros que engordam a lista de participantes.

Estreante no evento, o Pescados na Brasa, vencedor do Prêmio Rio Show de cozinha brasileira em 2023, levará sabores paraenses ao Jockey.

— Sempre foi um sonho participar do Rio Gastronomia— diz a chef Adriana Veloso. — Vou levar um pouco da nossa cultura em pratos como tacacá, maniçoba e pirarucu.

Sabores e sotaques de diferentes regiões do país também estarão presentes nos nos auditórios Senac e Santander, que recebem 120 chefs que dividirão receitas, truques, histórias e provinhas com o público em mais de 80 aulas. As inscrições para os bate-papos cheios de sabor são feitas no próprio dia. Na programação, nomes como Janaína Torres (melhor chef mulher pelo 50Best da América Latina), e Fabrício Lemos, do badalado Origem, em Salvador.

 Vou ensinar um peixe com molho à base de lambreta e, para compor, o efó, receita que caiu em desuso. Sabor e afeto, sem perder as raízes — conta Fabrício.

Responsável pela curadoria das aulas, a jornalista e crítica gastronômica Luciana Fróes celebra a diversidade da culinária do país.

Reunimos os grandes do Rio, São Paulo, Minas, Bahia, Manaus,… e ainda teremos uma aula especial da chef Morena Leite ao lado do músico Moreno Veloso. Gastronomia afinada!

E por falar em afinada… Como já é de praxe, toda noite um show encerra a programação, no Palco Sesc. No menu musical, Nando Reis, Frejat, Maria Rita, Toni Garrido, Blitz, Mariana Aydar, Diogo Nogueira e Xande, entre outros (veja programação no box ao lado). E tem novidade: todo domingo, a noite acaba em samba, com algumas das rodas mais queridas dos cariocas.

Para completar a diversão, tem a roda-gigante com oferecimento Light, Président e Rio Jogos, e a tirolesa da Claro, que estreou no ano passado e se tornou um dos points favoritos durante os shows: o brinquedo cruza a frente do palco em um voo a 10m de altura, por 50m. Para as crianças, há atrações nos estandes parceiros, com cenários imersivos e jogos, além do Espaço Kids colégio pH operado pelo Animasom.

Realizado pelo jornal O GLOBO, o Rio Gastronomia 2024 tem apresentação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Sesc RJ e Senac RJ; tem o Governo do Estado do Rio de Janeiro como estado anfitrião e Cidade do Rio de Janeiro como cidade anfitriã; Patrocínio Master do Santander, Naturgy, Claro e Light, Patrocínio de Stella Pure Gold, Maturatta, Refit 70 anos, Rio Jogos, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) através de Lei Estadual de Incentivo à Cultura; apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Rede D’Or, Garrafaria, Chandon, Água Pouso Alto, Andorinha, Colégio pH, Prezunic, Coca-Cola, Matte Leão, Tron, Président e Planos de Saúde SulAmérica; participação de Getnet, Arpo Gin, Granado, Musquée, Granfino, Frescatto, Três Corações, Quero Chuva, Aperol e Combrasil; Produção RKF; Shopping Oficial Rio Sul; Hotel Oficial Fairmont Rio; parceria do SindRio; Radio Oficial CBN e Rádio Globo.

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