Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na manhã de hoje, o Superintendente Marcio de Castro recebeu no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Daniele khayat Coordenadora Administrativa e Cinthia Peres Coordenadora de Relação Institucional, representantes do Programa Empoderadas. A visita foi uma oportunidade de reforçar a importância do projeto, que vem ganhando destaque no enfrentamento à violência contra a mulher no estado.
Criado em 2019 pela superintendente Erica Paes, especialista em segurança feminina, o Programa Empoderadas é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Ele integra o Programa Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio e está alinhado à Lei Estadual nº 9.985, de 7 de novembro de 2022. Além disso, o programa cumpre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 5, que visa à igualdade de gênero.
Presente em diversas regiões do estado, o Empoderadas oferece treinamentos voltados à prevenção da violência, com técnicas de enfrentamento e identificação de sinais de abuso. A metodologia é centrada na escuta ativa e no acolhimento humanizado, contando com uma rede de profissionais preparados para dar suporte às mulheres em situação de vulnerabilidade.
As participantes do programa têm acesso a uma rede multidisciplinar de apoio social, jurídico e psicológico que visa oferecer suporte integral para que consigam reconstruir suas vidas com dignidade. Para romper o ciclo da violência e promover a independência financeira, o Empoderadas também oferece cursos profissionalizantes, capacitando mulheres para o mercado de trabalho.
Durante a visita, o Superintendente de Articulação Municipal, Márcio de Castro, destacou que o programa já se tornou uma marca registrada do Governo do Estado. “Lugar de mulher é onde ela Quiser”, afirmou. Ele também adiantou que em breve estará ao lado de prefeitos para divulgar e ampliar ainda mais os impactos positivos do programa nos municípios fluminenses.
Márcio de Castro agradeceu a visita em nome do Secretário de Governo, André Moura, e reiterou o compromisso do governo em apoiar iniciativas que promovam a dignidade, segurança e autonomia das mulheres em todo o estado.