Skip to main content
Rio de Janeiro

IPVA atrasado? Programa de parcelamento vai até 30 de novembro

Getting your Trinity Audio player ready...

Motoristas do Rio que possuem débitos de IPVA entre 2020 e 2025 têm apenas mais alguns dias para aderir ao Programa IPVA em Dia, que permite parcelar valores em atraso em até 12 vezes. O prazo termina em 30 de novembro, e mais de 100 mil proprietários já fizeram a inscrição, segundo o governador Cláudio Castro (PL).

A adesão é totalmente digital e libera o licenciamento do veículo após o pagamento da primeira parcela, desde que não haja outras pendências, como multas ou taxas de licenciamento.

Como participar e regularizar seu IPVA

A inscrição deve ser feita pela internet, de acordo com o tipo de dívida:

  • Débitos comuns de IPVA: pelo site da SEFAZ-RJ
  • Débitos inscritos na Dívida Ativa: pelo site da PGE-RJ, na área do Programa IPVA em Dia

Nos dois casos, o sistema calcula automaticamente o valor das parcelas. Após pagar a primeira parcela e quitar eventuais pendências adicionais, o proprietário pode emitir o documento no aplicativo Posto Digital Detran RJ, disponível para Android e iOS.

O deputado Luiz Paulo (PSD), autor da proposta, reforça que a medida foi pensada justamente para evitar que proprietários fiquem impedidos de circular. “Ao pagar a primeira parcela, o motorista já consegue liberar o licenciamento, desde que o resto esteja em dia”, diz.

Evite deixar para a última hora

Com o prazo chegando ao fim, a orientação é não deixar a adesão para a última hora — além da chance de congestionamento nos sistemas, muitos motoristas descobrem outras pendências somente após entrar no programa.

Podem ser regularizados débitos referentes aos exercícios de 2020, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025.

 

Deixe um comentário