Skip to main content
Sem categoria

Governo do RJ inaugura primeira base do programa Mulher Presente na Tijuca

Getting your Trinity Audio player ready...

 

Objetivo do projeto é oferecer acolhimento, proteção e serviços especializados para mulheres em situação de vulnerabilidade

A primeira base do programa Mulher Presente foi inaugurada nesta quinta-feira (28), na Praça Saens Peña, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. A iniciativa do Governo do Estado tem como foco acolher e atender mulheres que necessitam de apoio psicológico, serviços de saúde, capacitação profissional e proteção contra a violência.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Cláudio Castro (PL), acompanhado da primeira-dama e de autoridades como o secretário de Governo André Moura, a subsecretária de Projetos Especiais Jeanine Domenech, o superintendente do Segurança Presente coronel Caetano e o superintendente de Articulação Municipal Márcio de Castro.

A nova base foi instalada ao lado da unidade do Segurança Presente da Tijuca, que passou por reestruturação, e será equipada com três viaturas, uma van para transporte de mulheres em situação de risco e bicicletas para patrulhamento.
foto: A SGT Maria Izabela, Superintendente Marcio de Castro, SGT Dani Rocha, SGT Natália
Todas as agentes que atuarão na nova estrutura são policiais mulheres, especialmente treinadas para lidar com situações de violência de gênero. De acordo com a Secretaria de Estado de Governo (Segov), o plano é expandir o programa e ter pelo menos uma profissional do Mulher Presente em cada base do Segurança Presente no estado.

O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, destacou a importância da nova iniciativa.

“É uma ação que reforça a rede de proteção do governo em um tema tão sensível. Já temos a Patrulha Maria da Penha fazendo um trabalho excepcional. A chegada da base Mulher Presente vai ampliar essa atuação. Nós, da Polícia Militar, estamos juntos nesse processo para construirmos uma segurança pública forte”, afirmou.

Além da inauguração da base, o evento também marcou a entrega de 22 novas viaturas semiblindadas que serão destinadas ao reforço do policiamento nos batalhões de São Cristóvão, Praça da Harmonia e Tijuca.

 

Deixe um comentário