Skip to main content
Destaque

Entrega da Medalha Tiradentes ao Dr. Wilen Heil e Silva

Getting your Trinity Audio player ready...

sessão solene da ALERJ em que aconteceu a posse do novo Colegiado do Crefito-2 foi conduzida pelo Deputado Estadual Otoni de Paula Pai no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, do Palácio Tiradentes e reuniu diversas autoridades como parlamentares, presidentes de Crefitos, representantes de entidades das profissões, amigos, familiares e profissionais.

mesa solene foi presidida pelo Deputado Otoni de Paula Pai , o Dr. Roberto Cepeda Presidente do COFFITO, o Deputado Federal Otoni de Paula , o fisioterapeuta Dr. Renato de Paula Presidente da SUDERJ e o fisioterapeuta Dr. Juarez de Souza , Secretário de Saúde de Mendes.

Durante a cerimônia também aconteceu a entrega da Medalha Tiradentes ao Dr. Wilen Heil e Silva , maior honraria do Estado do Rio de Janeiro , concedida pela ALERJ por iniciativa do Deputado Estadual Otoni de Paula Pai. A Medalha Tiradentes é uma condecoração da ALERJ destinada a principais pessoas e entidades que prestam serviços relevantes à causa pública do Estado do Rio de Janeiro. Muito emocionado, Dr. Wilen Heil e Silva agradeceu a todos os profissionais e membros da Família Crefito-2 pelo apoio em sua caminhada profissional.

Wilen também aproveitou a oportunidade para realizar uma homenagem em nome do Crefito-2 ao Deputado Otoni de Paula Pai por seu apoio às ações do Conselho que beneficiam a população, ao Dr. eficiente à frente do Sistema COFFITO/CREFITOs e à Dra. Solange Canavarro , fisioterapeuta referência da profissão e que fez parte da Gestão 2019-2023 como Conselheira do Crefito-2.

O vice-presidente do Crefito-2, Dr. Diego Torres , fez uma sincera homenagem aos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que perderam suas vidas durante a última gestão, especialmente os que se expuseram durante a atuação profissional na linha de frente durante uma pandemia de COVID 19.

Senador Carlos Portinho , que assumirá a relatoria da relatoria da PEC n° 24/2022 do Piso Salarial das categorias , marcou presença no evento, assim como a Família Crefito-2 , através de profissionais, acadêmicos, funcionários, membros de Câmaras Técnicas, Comissões, Representantes de municípios e Responsáveis ​​Técnicos, além de representantes de outros Conselhos de classe. A expressiva presença de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no Palácio Tiradentes mostrou a força do Crefito-2 que tem nos últimos anos estreitado laços com a sociedade civil, as entidades da profissão e também o poder legislativo, executivo e judiciário.

Em seu discurso de posse, o Presidente do Crefito-2 para a Gestão 2023-2027 destacou os grandes feitos da Gestão anterior e reafirmou o compromisso do novo Colegiado com as propostas para os próximos quatro anos.

Clique nos banners abaixo e assista ao vídeo dos melhores momentos da Cerimônia de Posse e ao vídeo da transmissão ao vivo realizado pela TV ALERJ:

 

Clique aqui e veja mais fotos da Cerimônia de Posse


História do Palácio Tiradentes

O Palácio Tiradentes, edificação histórica datada de 1926, é hoje sede histórica da ALERJ, tendo funcionado desde os anos 1960 como sede do poder legislativo do Estado. O terreno onde está o Palácio Tiradentes é um sítio histórico que guarda – desde os tempos do Brasil Colônia – grande parte da memória política do Brasil. O primeiro edifício ali construído foi por volta de 1640 e serviu para abrigar os primeiros três vereadores eleitos. No andar debaixo da cadeia da cidade, que ficou conhecida como “Cadeia Velha” ou “Cadeia da Relação”. Foi lá onde o alferes Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes, ficou preso durante três dias antes de ser forçado em 21 de abril de 1792. Somente em 1922, já em situação muito precária, a edificação da velha cadeia é demolida para dar lugar a um grande palácio, cuja arquitetura lembra muito o Grand Palais de Paris. Projetado em estilo eclético por Arquimedes Memória e Francisco Couchet o Palácio Tiradentes é inaugurado em 6 de maio de 1926, e, passa a abrigar a Câmara Federal que ali trabalhou de 1926 a 1960, tendo recebido para a posse todos os presidentes do período: de Washington Luiz e Juscelino Kubitscheck. De 1937 a 1945, durante o Estado Novo, o Parlamento foi fechado pelo presidente Getúlio Vargas e no Palácio Tiradentes passou a funcionar o Ministério da Justiça e o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), órgão do regime. Em 1960, quando da transferência da capital do país para Brasília, o Palácio Tiradentes abrigou a Assembleia Legislativa do Estado da Guanabara (ALEG), que 15 anos depois, com a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, passou a se chamar Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).

 

Deixe um comentário