Skip to main content
Superintendência de Articulação Municipal

Comemoração e recepção da comitiva Chinesa ao Ano Novo Chinês

By 26/01/2020janeiro 27th, 2020Nenhum Comentário
Getting your Trinity Audio player ready...

Para a maioria das nações, o Ano Novo é comemorado na virada do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro, segundo o calendário gregoriano. Já na China, o Ano Novo é comemorado segundo o calendário lunar. Esse período é um dos mais importantes para a sociedade chinesa, pois eles fazem uma pausa no trabalho para festejar com a família. Os primeiros registros sobre a comemoração do Ano Novo Chinês têm aproximadamente 2.000 anos. Essa tradição foi sendo moldada através de lendas, histórias e hábitos. O rito de passagem de ano tem início semanas antes, os chineses costumam limpar seus lares para afastar os maus espíritos.

A Frente Partlamentar Brasil-China foi criada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro através do Ato de Resolução n°862, 22 de junho de 2005, por iniciativa do Deputado Samual Malafaia. De caratér supra-partidário, a FRENTE está comprometida com o ideal de fortalecer os laços de amizade e as relações diplomáticas entre a República Popular da China e a República Federativa do Brasil, estreitando suas relações culturais, sociais e econômicas. O Deputado Samual Malafaia, juntamente com os demais parlamentares integrantes da Frente Parlamentar, está envidando o máximo esforço para fortalecer as relações sino-brasileiras e estimular o atendimento das delegações chinesas no Brasil, incentivando debates que possibilitem estabelecer uma maior parceria estratégica entre os dois países, visando, principalmente, contribuir para o Desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio de Janeiro.

A ALERJ se orgulha em recepcionar as delegações (províncias, cidades e distritos), em visita ao nosso país, e procura envolver atores que possam somar aos significativos objetos das comitivas, como o fórum Permanente de Desenvolvimento do Rio, Prefeituras, Secretarias Estaduais e Municipais e órgãos afins, contando sempre com o apoio da câmera de Comércio e Indústria Brasil-China.

 


No 23º dia do último mês lunar, eles oferecem comida ao Deus da Cozinha, que segundo eles é o responsável pela prosperidade familiar. Também costumam colar nas portas e janelas das casas papéis vermelhos com dizeres de bom agouro em dourado, os Tao Fu, para atrair bons fluídos e proteger quem mora ali. O vermelho e o dourado são as cores oficiais da data, segundo os chineses, elas são responsáveis por trazer boa sorte àqueles que as usam, principalmente em roupas novas. Assim como na comemoração ocidental do Ano Novo, os chineses consumam reunir-se em família e produzirem uma mesa farta na noite da véspera do Ano Novo Chinês.

Companhia Artística e Cultural da Província de Henan

“Nesta Data, é uma Honra para o Deputado Samuel Malafaia participar, a convite do excelentíssimo Cônsul-Geral da China no Rio de Janeiro, Sr. Li Yang e Senhora, de tão marcante evento: Comemoração a Recepção do Ano Novo Chinês, constituindo um novo marco da evolução dessa promissora parceria.

Membros da Frente Parlamentar Brasil-China

Presidente: Deputado Samuel Malafaia

1°Vice-Presidente: Deputado Rosenverg Reis

2° Vice-Presidente: Deputada Martha Rocha

3°Vice-Presidente: Deputado Márcio Pacheco

1° Conselheiro: Deputado Márico Canella

2° Conselheiro: Deputado Luiz Paulo

Membro Efetivo: Deputado Dionísio Lins

Evento com apresentações culturais de ambos os países.

Quando o relógio marca meia noite, todos comem um bolinho chinês cozido (conhecido pelos ocidentais como guioza). Os mais velhos presenteiam os mais jovens e solteiros com dinheiro, cuja entrega é feita dentro de um envelope vermelho, que por superstição não deve ser aberto na frente de quem presenteia. Logo depois inicia-se a queima de fogos, jogos e brincadeiras, o festejo só termina ao amanhecer do novo ano. Tradicionalmente, no primeiro dia do ano, as pessoas dedicam-se a visitar parentes e amigos. A comemoração só termina no 15º dia do mês, quando acontece a Festa das Lanternas. Cada ano é dedicado a um animal do signo chinês, 2011 é o ano do coelho.

Deixe um comentário