Skip to main content
Rio de Janeiro

Câmara do Rio comemora 80 anos do vereador Cesar Maia com solenidade que reuniu autoridades de todo o país

Getting your Trinity Audio player ready...

Em clima de muita emoção, a Câmara do Rio celebrou os 80 anos do vereador Cesar Maia (PSD) com uma solenidade que reuniu familiares e autoridades de todo o país nesta quarta-feira (18/06), no Plenário do Palácio Pedro Ernesto. No dia em que comemora o seu aniversário, o parlamentar ouviu os convidados falarem sobre o legado que construiu e a sua contribuição para a política carioca e nacional, como secretário estadual de Fazenda, deputado constituinte, deputado federal e prefeito do Rio de Janeiro por três mandatos, totalizando 12 anos como chefe do Poder Executivo carioca. Durante os discursos, alguns dos mais de 300 presentes foram às lágrimas.

O homenageado do dia fez questão de agradecer à família e disse que vai guardar para sempre cada palavra que ouviu no Plenário: “Eu fiquei muito emocionado com a presença de todos vocês. Eu levo para casa, guardado, tudo o que vocês falaram em relação a mim e à minha vida. Muito obrigado!”.

Presidente da Câmara do Rio, o vereador Carlo Caiado (PSD) conduziu a solenidade e destacou que Cesar Maia é uma das maiores lideranças políticas do país e sempre foi uma referência não só para ele, mas para outros parlamentares que exercem seus mandatos atualmente.

“Cesar Maia tem uma trajetória política exemplar e dedicou a sua vida para construir um Rio mais justo. Quando eu iniciei a minha vida pública, eu aprendi com ele que ser político é um sacerdócio, uma doutrina. Sempre busquei colocar isso como um princípio. E podemos afirmar que existe um Rio de Janeiro antes de Cesar e um outro Rio depois de Cesar porque as realizações dele mudaram o nosso município e foram referência para outras cidades”, afirmou Caiado, lembrando grandes obras feitas por Maia durante as suas gestões como prefeito, com destaque para a construção da Cidade das Artes.

O vice-prefeito Eduardo Cavaliere disse que Cesar Maia continua um exemplo para as novas gerações. “Estamos diante de um nome maior do que qualquer cargo, legenda ou sigla. Nesta data emblemática, celebramos os 80 anos de Cesar Maia e mais de meio século de serviço público, de ideias generosas, de coragem política e de amor incondicional pelo Rio de Janeiro. Cesar Maia é, sem dúvida, um dos maiores cariocas de todos os tempos.”

Governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado (União) falou sobre o papel de Maia na política brasileira. “Como prefeito da cidade do Rio de Janeiro, teve uma característica que poucos homens na política têm. Aqui, nessa cidade, ele trazia lideranças nacionais para decidir sobre temas nacionais. Você foi um homem que fez com que o Palácio da Cidade pudesse acolher líderes de todo o Brasil, deliberar, sugerir e, ao mesmo tempo, propor avanços na legislação e na conduta de governantes do país”, reconheceu Caiado.

Filho do homenageado, Rodrigo Maia se emocionou diversas vezes ao longo da solenidade com os discursos de amigos, familiares e autoridades. Na sua fala, ele destacou aquele que considera o maior ensinamento que o pai lhe transmitiu. “A presença de tantas pessoas aqui é a demonstração de que, na política, o que sobra são os amigos e que, na construção da nossa vida, o que sobra é a capacidade que nós temos de construir não apenas o nosso futuro, mas também o de milhares cariocas e brasileiros por meio da política, como ele fez”, salientou o ex-deputado federal.

Também fizeram parte da Mesa de Honra Luiz Fernando Pezão, ex-governador do Rio de Janeiro e atual prefeito de Piraí; Luiz Antônio Guaraná, presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro; Daniela Maia, filha do homenageado e secretária municipal de Turismo do Rio de Janeiro, e Mariangeles Maia, mulher de Cesar Maia.

Discursos na tribuna

Representando os vereadores da Casa, Rosa Fernandes (PSD) fez um discurso emocionado sobre Maia. A parlamentar classificou o político como um gestor visionário e apontou que projetos como o Favela Bairro e o Rio Cidade foram transformadores, levando desenvolvimento para o município e fazendo o carioca ter orgulho do lugar que mora.

“Ao lado dele vivi os melhores momentos da minha trajetória política, especialmente como secretária de Meio Ambiente. Ele fez uma suburbana tomar conta do Comitê Gestor da Orla, organizar praias e alcançar a meta de um milhão de mudas plantadas em encostas. Deu certo! É isso que ele faz com a gente, faz com que cada colaborador, secretário, assessor, colega, vereador entregue o seu máximo, sempre com competência, elegância e coragem”, finalizou Fernandes, relembrando o famoso slogan “esse cara é bom”.

O deputado estadual Luiz Paulo (PSD) também estava presente: “Estou aqui em nome do parlamento fluminense para dizer que essa é uma das homenagens mais justas em que já estive porque é difícil ter aqui na nossa cidade e no nosso estado um político da sua envergadura, eu o considero uma lenda viva. Não vou em lugar nenhum em que o seu nome não seja falado e que as pessoas não reconheçam a sua capacidade administrativa e política. Você formou dezenas de quadros no município e que cresceram para ajudar o país”.

Representando o Legislativo federal, a deputada Laura Carneiro (PSD) recordou a atuação de Cesar Maia durante os seus dois mandatos na Câmara dos Deputados. A parlamentar afirmou que a presença de Maia como deputado constituinte na legislatura que moldou todo o arcabouço constitucional brasileiro e que trouxe uma série de conquistas para a nossa sociedade reflete a sua importância para a política nacional. “Ele votou sempre a favor dos avanços na questão das relações de trabalho. Por isso, acho que ele é tão querido pelos servidores públicos do município. A remuneração 50% superior para o trabalho extra, a jornada semanal de 40 horas, o aviso prévio proporcional e a estabilidade do emprego foram algumas das suas bandeiras.”

A professora Regina de Assis fazia parte da rede municipal de educação na época do terceiro mandato de Cesar Maia como prefeito, entre 2005 e 2008. Ela enumerou algumas das principais conquistas obtidas na época em seu discurso na tribuna. “Nós fizemos muitas coisas, como o Núcleo Curricular Básico Multieducação, para o qual 75% dos professores cariocas contribuíram diretamente, um documento que alimentou no Conselho Nacional de Educação, em Brasília, todas as políticas públicas criadas daí em diante. O Plano Nacional de Educação e as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil e ensino fundamental beberam na nossa fonte.”

Contribuição para a cultura e o esporte carioca

Durante o seu segundo mandato como prefeito do Rio, entre 2001 e 2004, Cesar Maia iniciou a construção da Cidade do Samba – ele sempre foi um entusiasta do carnaval carioca. E, como forma de reconhecer toda a contribuição que o vereador deu para a festa quando estava à frente do Poder Executivo, mestres-salas e porta-bandeiras de diversas agremiações estiveram no Plenário para homenagear Maia.

No início da solenidade, foram exibidos um vídeo especial que a Rio TV Câmara produziu para relembrar cada página da história do parlamentar e outro criado pelo seu neto, Joaquim Maia, que enalteceu o amor do vereador pelo Botafogo e mostrou como as gestões de Maia na prefeitura ajudaram a fortalecer o esporte na cidade. Durante o seu segundo mandato, de 2001 a 2004, o Rio de Janeiro foi escolhido para ser a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2007. Já no terceiro mandato, de 2005 a 2008, foi inaugurado o Estádio Nilton Santos e outros equipamentos esportivos, como o Parque Aquático Maria Lenk, a Arena Olímpica e o Velódromo Municipal.

A trilha sonora da solenidade ficou a cargo da Banda da Guarda Municipal, que executou o hino do Botafogo e o Hino Nacional, e do Coro da Câmara do Rio, que cantou “Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores”, de Geraldo Vandré, música que se tornou um dos símbolos dos protestos contra a ditadura militar (1964-1985).

Homenagem dos vereadores

Ao fim da solenidade, os vereadores concederam a Medalha de São Francisco de Assis 3º Milênio para Cesar Maia, uma iniciativa do presidente Carlo Caiado e dos vereadores Rosa Fernandes (PSD) e Rafael Aloisio Freitas (PSD). O político foi pioneiro na construção de uma série de políticas públicas voltadas à proteção animal.

Exposição relembra marcos da trajetória política

Com curadoria da historiadora Beatriz Kushnir, a exposição Cesar Maia 80 traz fotos, textos, matérias jornalísticas, documentos e objetos pessoais que mostram momentos emblemáticos da sua vida e carreira – como a famosa jaqueta laranja que ele costumava utilizar. Inaugurada nesta quarta-feira no saguão do Palácio Pedro Ernesto, a exposição ficará aberta ao público durante toda a semana que vem (de 23 a 27 de junho), das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

Deixe um comentário