Getting your Trinity Audio player ready...
|
O governador Cláudio Castro deu a ordem de início para a construção do novo Centro Profissionalizante Favo de Mel, unidade que pertence à Faetec e atende jovens e adultos com deficiência intelectual e com transtorno do espectro autista. A cerimônia aconteceu, nesta sexta-feira (11/10), na Faetec de Quintino, e contou com a presença da primeira-dama, Analine Castro, de secretários de estado, alunos da rede, entre outras autoridades.
A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e na vida cotidiana é uma pauta que defendo desde o início da minha vida política. Estar aqui hoje para entregar o início desta obra é mais do que especial, é fruto de muito trabalho, parcerias e comprometimento de toda uma equipe envolvida em prol desta bandeira – destacou Cláudio Castro.
A obra tem investimento de R$ 8 milhões e previsão de entrega em 12 meses. A nova unidade terá três salas de aulas, uma sala multiuso, sete laboratórios, refeitório, área coberta para recreação, além de um auditório com capacidade para 100 pessoas. O Centro Profissionalizante Favo de Mel oferece cursos técnicos de auxiliar de cabeleireiro, de escritório, de garçom e de cozinha, e têm duração de dois anos.
Sabemos o quanto é importante promover dignidade e bem-estar para que os nossos alunos possam conquistar seu espaço no mundo. E esta obra veio para fortalecer o nosso compromisso em proporcionar um ambiente à altura desses jovens, que são mais que especiais e merecem uma educação de qualidade – afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes.
O Centro Profissionalizante Favo de Mel atende, atualmente, 120 alunos e teve, depois de 10 anos, a reabertura de um novo edital para a inclusão de novos estudantes. A unidade é referência de ensino em todo o país e, em 2023, recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, que contempla entidades na qual o trabalho seja destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.
– Hoje é um dia para ser comemorado com o início desta obra, que é um marco da nossa instituição. Tudo o que foi apresentado aqui corrobora com as políticas sociais que a Faetec implementa na educação direcionada aos jovens com deficiência – finalizou a presidente da Faetec, Caroline Alves.