Skip to main content
Notícias

Saiba quem é o novo comandante da Polícia Militar do Rio

Getting your Trinity Audio player ready...


O governador do Rio Cláudio Castro definiu nesta quinta-feira que o novo comandante da Polícia Militar será o coronel Marcelo de Menezes Nogueira. Ele foi escolhido após o secretário de Segurança Pública Victor César pedir a troca no comando da corporação.

A escolha do nome que substitui o coronel Luiz Henrique Pires se arrastou por dias. Na última semana, Victor Cesar enviou um ofício a Castro sugerindo que o novo comandante fosse o coronel Ranulfo Brandão. O documento sigiloso vazou, o governador não aceitou o nome do indicado e um e a tensão se instaurou no governo.

Nesta quarta-feira, Victor Cesar se reuniu com o governador e levou com ele uma lista com seis nomes, entre eles Brandão, que novamente foi rechaçado. Segundo apurou o EXTRA, caso um dos novos indicados não fosse aceito, Cesar avaliava deixar o governo. No entanto, Brandão deve ter uma cadeira na cúpula da PM.

Marcelo de Menezes Nogueira esteve em 2022 à frente da Coordenadoria do Programa Estadual de Integração de Segurança (Cproeis) — que tem parcerias com prefeituras para aumentar o número de policiais nos municípios, conhecido como “bico oficial”.

Ele ingressou na Polícia Militar em 1990, por meio da Escola de Formação de Oficiais, quando tinha 17 anos. Formou-se em dezembro de 1992 e, por afinidade com cavalos, em 1993 optou por fazer parte do Regimento de Polícia Montada, unidade especializada em policiamento ostensivo montado, que também realiza atividades de cunho sócio-comunitário, ao qual serviu por nove anos.

O nome de Menezes teria sido sugerido a Victor Cesar pelo ex-comandante do Bope Maurílio Nunes, seu braço-direito na secretaria de Segurança Pública. Nos bastidores, a força do novo secretário da PM também é ligado a políticos, primeiramente a Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj. Ele nega que tenha trabalhado para a escolha do novo comandante.

Outra força para a nomeação de Menezes teria partido da família Reis, já que o coronel foi Coordenador Operacional da secretaria de Segurança de Duque de Caxias. Ao GLOBO, o secretário de Transportes Washington Reis elogiou Menezes, mas negou ter agido para Castro o escolher:

  Sou contra indicações políticas na área de Segurança. Conheço o coronel, que fez um bom trabalho em Caxias, e o governador foi feliz na sua escolha disse.

A troca de Luiz Henrique por Menezes representa também uma mudança no grupo político na PM, já que o novo comandante é ligado grupo do ex-secretário Rogério Figueredo. Ele e Brandão foram promovidos a coronéis juntos na gestão de Figueiredo, durante o governo Wilson Witzel.

Em 2018, Nogueira recebeu a Medalha Pedro Ernesto por reconhecimento aos serviços prestados enquanto comandou o batalhão da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. A honraria foi proposta pela vereadora Tânia Bastos, que mora na região.

Saída de Luiz Henrique

Na última semana, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, afirmou ao EXTRA que estava “encerrando o ciclo” no comando da corporação e que havia acertado com Castro detalhes de sua saída do cargo. A decisão foi tomada três dias após um ofício ser enviado ao governador por Santos pedindo a troca na Polícia Militar.

  Sempre tivemos respeito um pelo o outro, um carinho muito grande um pelo o outro e o ciclo foi encerrado  disse o coronel, após se reunir com Castro no Palácio Guanabara.

fonte: Extra

Deixe um comentário