Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em sessão solene realizada nesta segunda-feira (25/04), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) entregou a Medalha Tiradentes, maior honraria do Parlamento fluminense, ao General de Exército José Eduardo Pereira, Comandante Militar do Leste, ao General de Brigada Sergio Borges Medeiros da Silva, e ao Coronel José Fernandes Figueiras Filho, Chefe do Estado maior da 12ª Região Militar, com sede em Manaus, e que atuou no 5º Grupamento de Engenheiros do Comando Militar do Leste. A homenagem foi proposta pelo presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT), pelas contribuições dos militares ao Estado e em alusão ao Dia do Exército, recém-comemorado no dia 19 de abril.
“Essa é uma justa homenagem ao Comando Militar do Leste pelo trabalho e parceria. Nas fortes chuvas de Petrópolis, o Exército foi fundamental naquele momento de calamidade pública. Um mês depois, em Angra dos Reis, também tivemos a presença e a ajuda dos militares. A gente precisa valorizar as pessoas e as instituições que estão sempre em parceria com o estado e que, nos piores momentos, têm estendido a mão”, disse o parlamentar.
A sessão contou com a banda de música do Primeiro Batalhão de Guardas tocando o Hino Nacional Brasileiro. O General José Eduardo Pereira destacou as ações do Comando Militar do Leste nos últimos anos. “Sempre que demandado, cooperamos nos esforços necessários durante catástrofes emergenciais, humanitárias e outros problemas ligados ao nosso povo. Durante a pandemia de covid-19, capacitamos pessoal, realizamos desinfecções, produzimos equipamentos de proteção individual, prestamos apoio logístico e participamos de campanhas de vacinação”, comentou.
O militar também ressaltou o apoio do Exército no caso da tragédia de Petrópolis, ocorrida em fevereiro, e em Angra dos Reis, no início de abril. “Nas chuvas da Região Serrana, cerca de 2000 pessoas foram atendidas, mais de 60 vias públicas desobstruídas, 350 toneladas de material doado foram transportados, quantidade superior a dois mil metros cúbicos de resíduos sólidos removidos. Também realizamos reconhecimento especializado e análise de áreas de risco, além do trabalho de contenção de encostas e do controle do espaço aéreo. Prestamos apoio para a Defesa Civil em Angra dos Reis, que contribuiu para a trafegabilidade da Rodovia Rio Santos”, completou.
O Dia do Exército
A data em que se comemora o Dia do Exército remete à memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. Neste ano, o Exército Brasileiro completa 374 anos. Estavam presentes na homenagem os deputados Alana Passos (União) e Samuel Malafaia (PL), e o deputado federal Otoni de Paula (MDB/RJ).