Getting your Trinity Audio player ready...
|
A CPI do QG da Propina teve a composição publicada no Diário Oficial da Câmara do Rio nesta segunda-feira (28). Além do autor do requerimento para criar a comissão, Jorge Manaia (SDD), também farão parte do grupo Jairinho (SDD), líder do governo Marcelo Crivella (Republicanos); o ex-secretário de Assisitência Social João Mendes de Jesus (Republicanos); e os oposicionistas Átila Nunes (DEM) e Célio Lupparelli (DEM). Tarcísio Motta (PSOL) é o primeiro suplente.
O pedido de criação da CPI partiu da própria base, antes que a oposição pudesse se organizar. Com isso, foram garantidas a presidência e a maioria.
Já a CPI dos Guardiões, alvo de mais confusão na semana passada, teve a reunião de instalação convocada para quarta-feira (30).
A primeira tentativa de botar o grupo para trabalhar terminou em polêmica, com governistas abandonando a sessão. Depois disso, a oposição chegou a conseguir aprovar um requerimento que poderia mudar a composição do grupo, mas a votação foi anulada. Além disso, João Mendes — que integrava um dos grupos de mensagens onde as ações dos “guardiões” eram combinadas e divulgadas — foi substituído por Felipe Michel (Progressistas).
A nova sessão vai adotar o modelo semipresencial, e começa às 13h.