Getting your Trinity Audio player ready...
|
O aplicativo de transporte de passageiros Uber começou a filmar as viagens realizadas no estado americano do Texas nos últimos meses. A informação foi publicada pelo New York Times.De acordo com representantes da empresa no Brasil, a novidade ainda não tem perspectiva de chegar ao Rio. Já a gravação de conversas durante o trajeto na cidade tem implantação confirmada, embora a data exata ainda não esteja definida.
m texto publicado nesta quarta-feira, o jornal americano explica que, no novo sistema, a viagem é filmada e fica disponível para consulta da equipe de segurança do Uber, caso o motorista reporte algum problema com o passageiro durante o trajeto. A nova medida de segurança faz parte de um esforço da empresa para entender melhor o que acontece nos veículos durante as viagens, de acordo com o New York Times.
Já o recurso que permitirá que passageiros e motoristas brasileiros gravem as conversas que tiverem durante o trajeto para consulta posterior, em caso de desconforto de alguma das partes, foi anunciado pela Uber no começo de novembro . A gravação é criptografada, só pode ser acessada se a viagem for denunciada à Uber e será implementada a partir de dezembro no Brasil, de acordo com o New York Times.
A preocupação com segurança aumentou recentemente nas empresas de aplicativos de transporte após a ocorrência de crimes envolvendo motoristas e passageiros, como assaltos, sequestros, assassinatos, e assédio sexual. Atualmente, a violência inclusive faz com que serviços do tipo estejam indisponíveis em diferentes partes da cidade do Rio .
Até 2020, o aplicativo deve lançar no Rio a ferramenta U-Elas, que permite que as mulheres que trabalham com o aplicativo tenham a opção de só aceitar pedidos de corrida feitos por passageiras. A novidade no Brasil pela empresa foi lançada em outubro de 2019.